A eleição dos integrantes do Conselho Tutelar do município de Maracanã está impugnada, segundo Ofício do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - responsável pela organização da eleição - encaminhado ao Ministério Público com um relatório recheado de vídeos, imagens e áudios que podem comprovar irregularidades como suspeitas de compra de votos, distribuição de frango, entre outras ilicitudes. Diante das denúncias, o Conselho acionou de ofício ao Ministério Público para que provoque uma investigação sobre os fatos, mas adiantou que todo o processo encontra-se impugnado, pois há constatação de irregularidades que comprometem o processo.
Segundo apurou o Portal, em vários municípios do Brasil, ocorreram denúncias de fraudes na captação de votos para o Conselho Tutelar, inclusive com forte participação de grupos políticos e religiosos nas eleições. Em algumas cidades, houve de pronto pela justiça a comprovação de captação ilícita de voto, o que levou a impugnação do candidato e da candidata, salvaguardando a eleição e assumindo os suplentes conforme a colocação a vaga dos que comprovadamente foram causadores de ilicitudes.
A anulação do pleito carece de provas robustas sobre a contaminação de todo o processo e não só os casos isolados. No momento, cabe aguardar a manifestação da Justiça sobre excluir os causadores das infrações ou realizar nova eleição, como propõe o Conselho Municipal.
Da Redação do Portal
Ana Paula Tenório
Imagem: Grupo de Noticias 24 h
Nenhum comentário:
Postar um comentário