IDENTIDADE - Dona Fioca - Maracanã Na Net
www.maracanananet.com

quarta-feira, outubro 16, 2019

IDENTIDADE - Dona Fioca

Dona Filoca e seu escudeiro felino


Creuza Teixeira ou Dona Filoca - como é conhecida - chegou à ilha de Fortalezinha com 11 messes de vida e reside na localidade desde então; tinha como oficio a agricultura e trabalhava na roça cultivando milho, mandioca, produzindo farinha, carvão e tudo mais que a terra lhe propiciava.


Relato de Dona Filoca para Sávio Lima

“O trabalho que eu tinha era árduo e cansativo, mas eu gostava do ofício e ficar parada não era comigo; eu plantava, colhia e cuidava do terreno. Antigamente aqui em Fortalezinha tudo era bastante calmo, não tinha eletricidade e eu gostava de dançar o Carimbó, cuidar das minhas galinhas que ficavam soltas pelo terreiro. Hoje eu sinto falta, pois quase não saio de casa, porque tenho medo de cair na rua. Eu tive seis filhos homens, mas só um sobreviveu: ele nasceu prematuro e hoje ele ta ai um homem forte, o meu porto seguro. Eu não sei o que seria de mim sem ele; e tem esse gato, a minha companhia. Ele apareceu por aqui e foi ficando, eu gosto dos bichinhos, tenho uma galinha e se ela botar os ovos eu vou deixar ela chocar todos pra encher o quintal de pintinho. Amo essa ilha, não pretendo sair daqui para lugar algum, nem para ir ao médico. Essa ilha é meu lugar e só saio daqui para o cemitério!”.
Dona Filoca tem 88 anos de idade e em decorrência do trabalho exaustivo manuseando a enxada que era a sua ferramenta de trabalho ela adquiriu sequelas como dificuldades de locomoção e dores em algumas partes do corpo, mas nem reclama, mantendo a força e a fibra da mulher praiana de Fortalezinha.
Então, conheça a Identidade de Dona Filoca


Por Sávio Lima



Nenhum comentário:

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here