Suspeita de caso de meningite gera alerta em escolas - Maracanã Na Net
www.maracanananet.com

segunda-feira, fevereiro 17, 2020

Suspeita de caso de meningite gera alerta em escolas


Secretaria de Saúde orienta sobre o caso isolado

Segundo nota pública divulgada pela Secretaria de Saúde de Maracanã o caso foi isolado e todas as providências já foram tomadas, podendo as escolas funcionarem regularmente.




A suspeita de caso de Meningite, após um aluno da Escola "Izidório Francisco" sentir-se mal e ser levado ao hospital municipal e encaminhado para Belém, gerou um sinal de alerta eentre funcionários e alunos, causando repercussão entre os moradores.

Segundo apurou o Plantão Integrado Blog/Portal, o aluno não identificado, seria morador da vila de São Tomé e teve um mal estar repentino. No outro dia, uma aluna da escola "Ezequiel Lisboa" na área do mercado municipal também sentiu-se mal e foi levado às pressas ao hospital. Para alertar ainda mais, a escola acabou por confirmar que a aluna é prima do primeiro aluno que fora transferido para a capital do Estado.

Ainda não se pode afirmar nada, mas, preventivamente a secretaria de educação suspendeu hoje as aulas na Escola Izidório e contratou os serviços de higienização. Na escola "Ezequiel Lisboa", o serviço de higienização também foi realizado e a sala onde a garota estudava encontra-se interditada.




Meningite: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção




O que é meningite?


A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. 

O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade.

A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.

Crianças, jovens e adolescentes precisam se vacinar contra meningite!

Todas as faixas etárias podem ser acometidas pela doença, porém o maior risco de adoecimento está entre as crianças menores de 05 (cinco) anos, especialmente as menores de 01 (um) ano de idade. Na doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis, além das crianças, os adolescentes e adultos jovens têm o risco de adoecimento aumentado em surtos.

Na meningite pneumocócica (causada pelo Streptococcus pneumoniae) idosos e indivíduos portadores de quadros crônicos ou de doenças imunossupressoras também apresentam maior risco de adoecimento. O sexo masculino também é o mais acometido pela doença.


Do Plantão Integrado Blog/Portal
Ana Paula Tenório

Nenhum comentário:

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here