A Orla de Maracanã agoniza e fica menor a cada inverno - Maracanã Na Net
www.maracanananet.com

quarta-feira, janeiro 15, 2020

A Orla de Maracanã agoniza e fica menor a cada inverno

A cada dia do inverno a orla desaba um pouco mais

Uma postagem que hoje não traz o incrível pôr-do-sol sob a brisa do Atlântico na orla de Maracanã, MAS, as agruras pelas quais passam os moradores da cidade que sofrem ao presenciar a derrocada da orla que é a janela do rio Maracanã e sem muro de arrimo ou qualquer projeto do governo para reverter a situação, desaba a cada dia do inverno amazônico.
Segundo estudiosos, a erosão nas áreas marítimas da Amazônia é um fenômeno natural acelerado pelas grandes marés quando combinadas por fortes chuvas, mas, há muito tempo, a engenharia encontrou as soluções de evitá-las por meio de muros de contenção que agem de forma protetora e garantem o espaço para todos contemplarem à paisagem. Muitos muros de contenção seguem em linha diagonal para servir como escada segura para o vai e vem das marés.

Mas, em Maracanã, nenhuma medida por parte do governo municipal junto as esferas estadual e federa foram tomadas e a agonia segue na cidade e em vilas importantes como o 40 do Mocooca - o único com projeto já proposto junto ao governo - Mota, Penha, Suá Suá, entre outras.

Recentemente, o Ministério Público Federal fez vistoria nas áreas atingidas e constatou a falta de medidas para conter a erosão que coloca em perigo escolas, igrejas, comércios, linhas de transmissão de energia e telefonia, assim como, já levou ruas e prédios particulares. Após, a visita in loco, o MPF notificou e recomendou à Prefeitura e Governo do Estado para que apresente propostas de soluções para as orlas, sob pena de ingresso com ação na justiça federal para que as ações sejam realizadas.











Da Redação Integrada
Ícaro Gomes
Imagens: Estagiário do Blog

Nenhum comentário:

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here