Amanhã é dia de prova do ENEM. Em Maracanã sairá ônibus da frente da secretaria de educação. - Maracanã Na Net
www.maracanananet.com

sábado, novembro 02, 2019

Amanhã é dia de prova do ENEM. Em Maracanã sairá ônibus da frente da secretaria de educação.


Provas do Enem 2019 começam domingo (03)


Por Érica Caetano

Provas do 1º dia do Enem 2019 são aplicadas neste domingo


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 começa neste domingo, 03 de novembro. Os portões serão fechados às 13h e as provas começarão às 13h30 (horário de Brasília). A expectativa é de que mais de 5,1 milhões de estudantes participem do exame. 
às 13 horas os portões serão fechados no estado do Pará.


O que vestir

Alguns candidatos ficam receosos se podem usar camiseta regata, bermuda, chinelos, entre outras roupas e calçados no dia das provas. 

Na verdade, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto a vestimenta. O que o documento traz são proibições quanto a utilização de acessórios, como óculos escuros e artigos de chapelaria: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares que cubram cabelos e orelhas.

O recomendável é usar roupas confortáveis e apropriadas ao clima.

O que levar para o Enem 2019?

Os participantes devem levar para o Enem 2019:

=> Documento de identificação original com foto (não serão aceitos documentos por celular): carteira de identidade, carteira de trabalho e previdência social, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte, carteira nacional de habilitação ou identidade funcional.

=> Caneta esferográfica de tinta preta: é preciso levar caneta de tinta preta que tenha tubo transparente, já que o cartão de leitura óptica com as respostas só detecta corretamente as questões marcadas com a cor preta.



Para aqueles que necessitem da Declaração de Comparecimento, é necessário imprimi-la no site do Inep e apresentá-la a cada dia de prova.


Os participantes podem levar para o Enem 2019:

=> Cartão de Confirmação de Inscrição impresso: não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação nos dias de provas, mas o Inep recomenda levá-lo para facilitar o acesso aos locais do exame.

=> Água e alimentos leves: por ser uma prova muito longa, é recomendado levar garrafa com água e alimentos leves e nutritivos para o que estudante não se desidrate e não tenha queda de glicose durante o exame.

Neste ano, o Inep não exige embalagem transparente, mas os alimentos e líquidos poderão ser revistados caso seja solicitado.
 
Pode levar celular?

O participante pode levar o celular, mas o uso durante a prova é proibido. O aparelho deve estar desligado e precisa ser colocado na embalagem plástica que será entregue pelo fiscal na entrada da sala, a qual deverá ser lacrada e guardada embaixo da cadeira em que o estudante ficará. Recomenda-se que a bateria seja retirada para evitar a eliminação por ativação de alarme ou despertador, por exemplo. 

Chaves, moedas e alarmes de automóveis também precisam ser guardados na embalagem plástica, já que os bolsos dos participantes são fiscalizados pelo detector de metais na entrada e saída dos banheiros.
Provas

Os portões de locais de prova do Enem serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h. As provas terão início às 13h30 e amanhã serão encerradas às 19h. No domingo que vem elas poderão ser feitas até às 18h30.

Os candidatos poderão entrar nos locais de prova até às 13h e, a partir de tal momento, ficarão nas salas de aula para os procedimentos de segurança e aguardarão o início das provas às 13h30. 

Em seu primeiro dia, o Enem terá provas constituídas de 45 questões objetivas de Ciências Humanas, 45 sobre Linguagens e Códigos e uma Redação, com duração total de 5h30.

No dia 10 de novembro, os participantes darão sequência ao exame e responderão 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática, tudo isso em 5h. 
Pode levar o caderno de provas ao ir embora?

Os estudantes só poderão levar o caderno de questões quando estiver faltando 30 minutos para o fim do exame. 

No entanto, é permitido que o estudante vá embora do exame após duas horas de prova, mas sem levar o caderno de questões.
Gabarito do Enem 2019

O gabarito oficial do Enem 2019 será publicado em 13 de novembro. O Inep não aceitará recursos contra a resolução das questões. O resultado do Enem 2019 está previsto para janeiro de 2020

Nenhum comentário:

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here